sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Lembranças de Natal...

Me recordo de muitos natais, maravilhosos, com meus irmãos reunidos na cozinha de casa (um lugar comum, adoramos cozinhar), risadas, palpites, abraços, beijos e sorrisos;
com aquele pinheiro enorme e natural na sala de casa,
que meu pai tinha o cuidado de replantar no jardim a cada janeiro, com a gritaria das crianças na rua, com aqueles amigos e vizinhos que entravam em casa sem pedir licença, e que nos carregavam para a casa do outro vizinho, e do outro...a noite toda na maior folia, , com aquela mesa farta e carinhosamente decorada, que enchia os olhos.
Me lembro também de natais tristonhos, sem mais a presença do meu pai, e faltou um pedaço do coração da casa toda, sem a presença cativante, feliz, risonha, espalhafatosa, mestre-cuca, enorme em tamanho físico e em tamanho do coração de meu mais que amado “irmãozão”... Falta agora um “pedação” do coração..
Neste Natal também, outros pedaços importante da família vão estar divididos, os pedaços mais amorosos: Meu filhote mais e mais que amado que foi junto com minha linda e abençoada mãe para a casa da mais que sempre irmã-amiga que mora na capital do estado do Paraná, um pedaço distante mais sempre presente irmão no centro-oeste de São Paulo, e uma família agora mais próxima, de outro irmão, no estado de Minas. Eles e suas abençoadas famílias.
Neste ano seremos apenas eu e meu maridão, pois os outros filhos estarão com a outra mãe, mas em meu coração já sinto a presença daqueles que não estarão aqui em corpo, mas que estarão com certeza em minhas orações.
E estão aqui meus desejos em minhas orações
Que na noite do Natal você encontre o conforto: de um ombro amigo, de um abraço, de um olhar cúmplice, de um sorriso.
Que a solidariedade, o respeito aos contrários, o convívio com o diferente, a tolerância e principalmente o amor sejam os mais preciosos presentes em baixo de sua árvore, em sua vida e na vida daqueles que te cercam.
Que você tenha sempre em mente e em coração o verdadeiro significado do Natal... Sabemos que a data em si é fictícia, mas como nem todas as pessoas celebram o nascimento do Filho de Deus em nosso mundo todos os dias (como deveria ser), aceitemos então a data de 25 de dezembro para a ”celebração.
Peço a Deus em minhas orações que me ilumine para: ser eu mesma, ter liberdade e dar amor com gratuidade. Ser humilde, viver o presente, ser bondosa, tentar ser justa, falar com Deus e trabalhar.
Agradecer, confortar, irradiar alegria, respeitar o outro, ir em frente, ter vida interior, ser otimista.
Cuidar dos idosos com respeito e amor, zelar pelo doente, ser simples, confiar em Deus, reconhecer o bem que me fazem.
Fazer-me respeitar pelo que sou, ter prudência, ter fé, não ser preconceituosa, crer, amar independentemente de raça, religião, cor, cultura.
Ser caridosa, ter dignidade, conviver com as diferenças, saber sofrer, sonhar, ser paciente.
Ter coragem, sorrir, chorar, repartir, ter firmeza e bom senso, saber que a virtude mora no meio termo.
Respeitar direitos e cumprir deveres, ser solícita, saber dar e pedir, nunca desanimar.
Dar um pouco de mim, irradiar ternura, não deixar a esperança esmorecer.
Respeitar a vida, conquistar a felicidade pela simplicidade, ser transparente, amar o inimigo, cultivar amizades. 
Reconhecer meus erros e desculpar-me por eles, sair de dentro de mim e abrir o coração, ser verdadeira, não julgar nem criticar.
Ser cada dia melhor aprender a conviver, aceitar os erros alheios, e ser tolerante.
Pedir perdão e aprender a perdoar.
É muita coisa e algumas tão difíceis de realizar! Mas é esse o maior presente que podemos nos oferecer. E é o melhor que Jesus Cristo deseja de nós... Neste, e em todos os próximos Natais, tenhamos em mente que a Santa Noite é de confraternização da família, dos amigos, e do irmão desconhecido. E acima de tudo, que o nascimento é de JESUS. Façamos nossa oração por Ele, brindemos e agradeçamos a Ele. Eis o verdadeiro espírito do Natal!
Que todos renasçamos com Cristo, em paz e com amor a transbordar de nós.
Desejo a todos um
Jesus abençoe sua vida, sua casa e seu coração, para que você possa dividir esse grande amor a todos que passarem por sua vida.
Beijos repletos de carinho.