quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz Olhar Novo


Mais um Ano chegando ao fim...
Para alguns, com tristeza, com a sensação de fracasso... Para outros, com a sensação feliz de vitória... E para mais alguns, apenas com a sensação de que "mais um ano se passou"... De qualquer forma, vamos encarar como mais um ano de realizações, de tarefas cumpridas, de sonhos realizados, de acontecimentos marcantes, talvez de dores, de perdas e dissabores; mas de qualquer maneira, de momentos mais que vividos e que não serão esquecidos.
Agradeço a Deus pela minha vida, pelos meus amigos, pelas minhas saudades, pelos sonhos que realizei e pelos sonhos que ainda quero realizar (que Ele ainda me abençoe para tê-los).
Mas... Ops, falta agradecer ao mais importante grupo social que existe “a família”, sem ela o que seriamos?, Sem ela qual seriam nossas raízes e de onde viriam nossos princípios e desejos? A minha em especial, que é maravilhosa e única. Agradecer em especial as pessoas que mais amo no mundo:
Os meus filhos: Luiz Gustavo, Gabriel e Caique. Que quando aprendem me ensinam a cada dia
Meu namorido mais que mais que amado Ron, que é o mundo prá mim.
Amo vocês, e peço a Deus que seja para todo o sempre.
E a todos vocês meus queridos e amados amigos e amigas; reais e virtuais uma mensagem mais que especial...

Vamos receber este ano novo com amor

FELIZ OLHAR NOVO


O grande barato da vida é olhar pra trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e AGORA!
Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o bolo sola, o pneu fura, chove demais. Mas... Pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Tá certo, eu sei, Polyanna é personagem de ficção, hiena come porcaria e ri, eu sei. Não quero ser cego, burro ou dissimulado. Quero viver bem. 2009 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões... Normal.
Às vezes se espera demais das pessoas... Normal. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou... Normal. 2010 não vai ser diferente.
Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança? O que eu desejo pra todos nós é sabedoria, é que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência!
Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim. Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passa pra categoria 3 vira colega. Ou muda de classe, vira colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de uma frase que adoro: 'Cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade').
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes...
Desejo pra todo mundo esse olhar especial. 2010 pode ser um ano especial se nosso olhar for diferente. Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos, e dermos a volta nisso.
Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. 2010 pode ser o  máximo, maravilhoso, lindo, especial...
2010 pode ser puro orgulho. Depende de mim! De você! Pode ser. E que seja!!!
"Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensar tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!" Carlos Drummond de Andrade


Pois é, AMIGOS, assim é a vida... A Net vem do coração passando para os dedos que teclam as mensagens... E assim, cada um de vocês estão no meu coração... Onde vão ficar até quando Deus assim permitir... E espero que Ele me queira aqui por muitos e muitos anos ainda, para cumprir a minha tarefa, que eu mesmo ainda não descobri qual é, mas Ele certamente sabe... E espero que Ele esteja contente e satisfeito com essa filha aqui...

FELIZ OLHAR NOVO QUERIDOS

domingo, 27 de dezembro de 2009

Dicas de um poeta

Algum outro dia eu me aprofundo mais na obra do “Grande Poeta”, mas por ora vamos conhecer uma das suas obras que mais tocam meu coração. São duas as que eu mais gosto, mas está é sublime e perfeita para acabar o ano.
Muitos homens não dão o devido valor as suas “damas” ou ao amor sentido por elas. Muitos não sabem (ou fingem que não sabem) dos sonhos que elas querem realizar, ou dos tantos que deixou para trás por conta deste amor. Atrapalhados, distraídos, sinceros, egoístas, ardentes, românticos, distantes, apaixonados, desinteressados,dissimulados, carinhosos...Nos apaixonamos e nos entregamos, mas o grande Vinicius soube dar-lhes dicas preciosas... Ai estão, pois mesmo os mais machões ou os mais incessíveis querem na verdade Viver Um Grande Amor...

Para Viver Um Grande Amor                                Vinicius de Moraes

Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.

Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade — para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vaidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.

Para viver um grande amor além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.

É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?

Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo, mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia — para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que — que não quer nada com o amor.

Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva obscura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

De amizade I


Pensei em escrever sobre esse tema tão comum por estar com tanta saudade de uma pessoa que por quase 20 anos eu julguei como minha amiga, e que um dia (a mais de cinco anos) sem “quê” nem “por que”, não falou mais falou comigo... Esta saudade vai morar para sempre no meu coração.
Tenho amigos (poucos), que sei dar um valor sem medidas a cada um deles, e espero que eles saibam que podem contar comigo a qualquer instante.
Meu pai sempre dizia que “verdadeiros amigos se contam nos dedos de uma das mãos e ainda sobram dedos”.
Tenho amigos que estão por perto, ou estão distantes. Tenho aqueles que não vejo a todo momento, mas que quando encontro perece que nos vimos outro dia. Tenho amigos em minhas lembranças, uns que sei onde estão e outros que apenas guardo em meu coração.


E no meu coração há espaço para acomodar “uma mão” inteira...

Estava procurando uma canção para lembrar amigos, e me deparei com uma que (acredito) nos faz pensar em nossa vida por inteiro. E o que seria de cada um de nós sem amigos, sonhos, dúvidas, ensinamentos e amores?!

A LISTA
Oswaldo Montenegro


Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar


Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora?

 Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você


Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver


Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você